8.20.2007

Curiosidades

Groselha!!





Nome científico: Ribes rubrum (groselheira vermelha); Ribes nigrum (groselheira negra); Ribes uva crispa (groselheira espinhosa)

Família: Saxifragáceas

Nome comum: groselheira-européia, groselha-verdadeira; “gooseberry” (inglês); “grosellero” (espanhol)

Origem: Europa e Ásia

Descrição e característica da planta: essa planta não deve ser confundida com uma outra, a groselheira-asiática, que é bem diferente. A groselheira-asiática pertence a uma outra família botânica, Euforbiáceas, e o seu nome científico é Phyllantus acidus. Os seus frutos maduros não ficam vermelhos e frutificam diretamente nos troncos e nos ramos.
A groselheira-européia é arbustiva, perene, cerca de um metro de altura e pode conter espinhos grandes. As folhas são cordiformes (formato de coração) e contém 3 a 5 lóbulos. Os frutos são produzidos em cachos, têm formatos globosos a ovóides e superfícies lisas ou pubescentes, de coloração vermelha, amarela ou verde, quando maduros. As plantas se desenvolvem bem em condições de temperatura fria a amena, solos profundos e ricos em matéria orgânica. A propagação é feita através de estaquia, alporquia e enxertia.

Produção e produtividade: as plantas frutificam após dois a três anos após o plantio de mudas. A groselheira é pouca conhecida no Brasil e não se dispõe de informações sobre as variedades ou híbridos mais adaptados e nem sobre a produtividade.

Utilidade: os frutos maduros são usados principalmente para a fabricação de licores e o famoso xarope de groselha, usado no preparo de refrescos, sorvetes, doces e claro, para eu beber!!!


Isto dá jeito pa alguns projectos:

Para quem precisar de uma image gallery para algum projecto, têm aqui um link para uma aplicação que nos dá a possibilidade de criar uma bem porreira.

http://www.airtightinteractive.com/simpleviewer/

Outro método que vou tentar investigar é através do picasa, album gratuito do google, que permite exportar para web, o album que criamos, bem como a sua visualização. Assim basta fazer o download de um template bem porreiro, e depois temos uma image gallery porreira.

Um terceiro método, é o lightbox, instala-se no computador, coloca-se um código no site, leva-se ao lume durante 10-12 minutos e voilá. O efeito é espectacular, mas infelizmente só dá pa net, para flash ainda n percebi como colocar a funcionar...

http://www.huddletogether.com/projects/lightbox2/

Mais um método, mais aí temos de comprar à Adobe um componente chamado Flowlist, mas o efeito é tal e qual o itunes, esse sim, é espectacular. Tenho de sacar o CS3 para ver se este componente já vem incluido.

http://www.afcomponents.com/tutorials/flow_list/32/

2 comentários:

Tsubasa Ozora disse...

Groselha e apresentaçoes para PC sempre me pareceram q tinham algo em comum. lollll.

a cena da groselha é interessant mas admito q li part na diagonal.. eheh

curti mto a cena da animaçao à la iTunes. vou experimentar com umas fotos

Spike Spiegel disse...

gostei mto das galerias, é mto útil, temos que criar uma página sobre qq cena...e usar isto

qto à groselha, vou fazer um post sobre karkade só pra meter nojo