5.20.2007

o valor das "coisas"

acabei agora de vir do meu intervalo de almoço no trabalho, no qual usei os ultimos mins para ir la fora apanhar ar - está 1 tempo altamente: nevoeiro e fresco - e ouvir uma musica nesse abençoado objecto denominado iPod. escolhi a musica "Missing" dos Evanescence e lá me deu outra vz para deixar a mente fluir para pensamentos q me deixam em baixo, pq sinto falta de algumas pessoas, mesmo q algumas me tenham feito mal ou esqecido de mim..

o titulo do post vem nessa sequencia. damos valor suficiente às pessoas q nos rodeiam?
deu por mim a pensar no meu caso: o valor q dou aos outros e o valor q me dao.
começando pelo valor q me dao, parece-me q isso está longe de acontecer, tirando algumas excepções: Riddick, Spike e mais recente uma colega de trabalho (espero q nao seja mais 1 cena fugaz. nota: por esta nao tou apaixonado. lol). de resto, mesmo em casa nao sinto essa valorizaçao. estou longe de ser a melhor pessoa do mundo mas pelo menos curtia q nao me deitassem abaixo.. ja me sentiria valorizado se pelo menos deixassem de me deitar cenas à cara e por aí fora, pois numa discussao é cena q nunca faço.
alem disso, algumas situações recentes deixam-me sempre trist cada vz q penso nelas
- ainda a ex-namorada: continuo a achar q, independentment do "direito" q alguem tem a deixar de gostar de nós, existem cenas q nao se fazem mesmo tendo como desculpa "i don't love youm like i did yesterday" (verso do mais recente single dos My Chemical Romance);
- um amigo a quem se diz de caras: "fizemos esta cena por ti" e q parece nada ligar a uma afirmaçao dessas q, trocada por miudos, é o mesmo q dizer "gostamos mesmo de ti", é 1 cena q me ha-de custar ate ao fins dos dias;
- mais recentement a cena da "dama de negro" em q, por opçao minha, deixar de lutar mas q mesmo assim sempre contei q me dissesse alguma coisa pois em tao pcos dias acho q fiz cenas q pelo menos mereceriam melhor consideraçao...

acho q me tou a perder no discurso.. se assim for, desculpem la qq coisinha

onde eu qero chegar é: vcs dizem de caras a alguem - qer seja colega especial, amigo mesmo, namorado/a q gostam dele mas mesmo sincerament? daqi tou a afastar a troca de "galhardetes" q acontece qdo se anda numa de cortejar alguem (nesta caso homem-mulher obviamente. lol. se tiver gays a lerem o blog, vao tentar descobrir onde moro e serei linchado :P). afasto a cena dos galhardetes por acho q é 1 cena fugaz.. cada vz acho mais isso pq qdo se chega a 1 momento em q as cenas podem eventualment correr menos bem, nao se ve aí aqela consideraçao q pensamos q determinada pessoa teria por nós... ca está a cena da "senhora das trevas" a bater-me fortment..
tudo o q eu digo a toda a gent é sincero e acreditem q nao é por falta de comunicaçao e demonstraçao de sentimentos (amizade, amor, consideraçao) q algo acaba.. pelo menos da minha parte. mas dev haver mto "animal" q nao dev saber ser atencioso com qem qeira q seja e dev ter mais sorte q eu.

o q para mim o q é "válido" nos dias q correm é:
- receber uma msg a dizer q és 1 verdadeiro amigo;
- sentir q qdo cumprimentas uma pessoa q so nao vês ha so 1 semana, sentes q é 1 cumprimento sincero e caloroso;
- é sentir q, no meio de uma qq discussao, ninguem é estupido o suficient para fazer "birra" so a pensar no seu bem estar pessoal;
- é saber q o orgulho pessoal e mesqinho, é merda q nao entra no meio de 1 amizade;
- é apoiar o teu amigo por mto maluca q seja a ideia q ele tenha (esta é para o Spike. lol);
- é saber q ha 1 amigo do outro lado do mundo q te manda uma msg qdo ha pessoas bem mais perto de qem esperas q façam o mesmo e nao o fazem;
- é dar valor a qem te ajudou. aqi nao falo de ficar com 1 divida para toda a vida so pelo facto de ters feito algo, mesmo q mto simples, mas q esse algo simples tenha originado uma mudança tal, q acaba por fazer com q sintas q "deves" pelo menos ir mantendo o contacto;
- é saber ser-se inteligente, e aqi ja nem digo amigo, o suficiente para ter mais consideraçao por alguem q se conhece ha anos do q "colar" em alguem q se conhece ha 2 dias. e neste ponto deixo 1 pergunta: se nao fossem esses amigos de ha anos, serias melhor ou pior pessoa do q agora? e serias suficientment bom para conqistar esse alguem sem esses amigos q com certeza nao te tornaram pior?

isto nao é 1 indirecta a ninguem.. o blog é 1 espaço de opiniao e é claro q para eu dar 1 opiniao ou fazer 1 dissertaçao acerca do q qer q seja, tenho de me basear no q me rodeia e o q me rodeia é isto.

a mim nao me adianta de nada andar todos os dias a pensar nas mesmas merdas mas, infelizment, é algo q nao consigo evitar.. gosto dmasiado das pessoas e custa-me perde-las. é isso q me deixa mesmo mal. tenho pena de nao conseguir ser como aqelas pessoas q se esqecem ou entao q atingem 1 pico emocional e te levam atras e de repent te "tiram o tapete" e te deixam na merda <- eis aqi as "trevas" de novo. lol

este post é dedicado ao spike, ao riddick, à Rita, à Ana Carina (vejam o blog da Carina pq ela tem mesmo o dom da escrita. sigam o link). e nao esqecer a Fae, q tem salpicado os meus ultimos dias com mtos sorrisos :D
espero por melhors dias e de certeza q nao é por minha causa q as merdas correm mal.. no dia em q deixar de lutar por tudo e por nada, se calhar vou ser mais feliz. felizs dos q encolhem os ombros ou chutam facilment para canto. é o unico merito q devem ter tb. pelo menos a esse nivel sentir-me-ei sempre mais pessoa, mais leal, mais justo e longe de ser mal-agradecido

isto ficou 1 pco confuso mas como entretanto estiv a atender umas chamadas, perde-se 1 pco de ritmo
ja agora: nem eu percebi pq raio conjuguei os verbos na 2ª pessoa do singular, mas o q conta é a intençao. eheh

4 comentários:

No plans disse...

Bem, grande introspecção que fizeste, mas dou-te os parabéns pelo tema, se dámos valor suficiente às pessoas que nos rodeiam e o valor que nos atribuem.

Os americanos usam muito o "I Love You" para exprimir esse sentimento. Para mim, o termo em português seria "Adoro-te".

Muito sinceramente, não tenho hábito de dizer às pessoas o que sinto. Sempre fui assim, nunca fui de dizer o que se passa comigo aos meus pais, amigos ou colegas. O facto de ser reservado em relação aos meus sentimentos provém a razão de não ser uma pessoa que diga constantemente que és o meu melhor amigo, ou que és um grande amigo, ou agradecer aos meus pais pelo que tive. Apesar de não dizer nada, acho que isso se pode ver pelas minhas acções e pelo meu gosto em querer estar com essas pessoas, em querer fazer coisas com elas, como por exemplo uma jantarada, uma jabardice, uma brincadeira ou mesmo uma viagem. Enquanto achar que a pessoa de quem eu gosto merece, eu faço tudo o que posso por essa pessoa, mesmo que isso signifique pequenos sacrificios pessoais.

Em relação ao valor que os outros me atribuem, não sei que valor que os meus pais me dão. Não sei sinceramente o que eles acham de mim. Não sei se eles acham-me trabalhador, preguiçoso ou um apaixonado. Sei que devem ter orgulho em mim, mas também não sabem de tudo o que fiz. Acho que se fosse sincero com eles, eles ficavam parvos. Mas tb há coisas que não se contam aos nossos pais. Nunca fui de lhes contar tudo, não é agora que vou remediar isso. Deixo para um dia quando tiverem velhinhos e meio surdos.

Em relação aos amigos, nós nunca falamos muito neste nivel. Acho que funciona um pouco como eu referi anteriormente. Apesar de nós não falarmos nisso, nota-se pelos nossos gestos, que apesar de simples, são sinceros.
Já tou a ver a próxima vez que nos encontrarmos, vamos apalermar e dizer uns aos outros que nos amamos...

Curiosamente, é no local de trabalho que tenho mais a sensação do valor que as pessoas me atribuem. Porquê? é simples. Estamos muitas vezes sempre a falar do futuro, e de transferências para outros locais de trabalho, e aí as pessoas falam das saudades que vão ter, e em como tu és importante para elas, quando elas contam como o dia-a-dia no trabalho é mais fácil quando tu estás lá.

Em relação aos outros, acho que catalogar essas pessoas como "outros" já deve ser suficiente. Não têm nome, são os outros, são "aquele amigo de outra altura", são "aquele cabrão que me fez uma merda qualquer", é "aquela gaja que é uma estúpida". Uma vez disseram-me que os maus nunca se esquecem. Se calhar o melhor exercicio para nos levantar a moral é fazer o contrario, lembrarmo-nos das pessoas que um dia nos fizeram bem. Tenho pena, que as pessoas não tenham consciencia ou não tenham a capacidade de se colocarem no lugar dos outros. Acho que se as pessoas fizessem esse exercicio antes de fazer o que quer que seja, o mundo seria um lugar melhor.

A ti, Tsubasa, deixo-te o refrão da musica que estou a ouvir. Não faz milagres, mas pode ser que ajude.

"Survivalism" dos Nine Inch Nails

I got my propaganda
I got revisionism
I got my violence
In hi-def ultra-realism
All a part of this great nation
I got my fist
I got my plan
I got survivalism

Tsubasa Ozora disse...

é claro q trocaria mtas palavras de "suposto" carinho e consideraçao por atitudes mais "consistentes". de facto nem toda a gent é expansiva da mesma maneira

a musica tem alto refrao. ja conhecia :D

Carina disse...

"a mim nao me adianta de nada andar todos os dias a pensar nas mesmas merdas mas, infelizment, é algo q nao consigo evitar.. gosto dmasiado das pessoas e custa-me perde-las. é isso q me deixa mesmo mal. tenho pena de nao conseguir ser como aqelas pessoas q se esqecem ou entao q atingem 1 pico emocional e te levam atras e de repent te "tiram o tapete" e te deixam na merda "

Começo por aqui. Sim porque mais uma vez está patente aquele sentimento de "é mesmo isto que eu sinto". Não é há mt que te conheço, nem sequer sei se posso dizer que te conheço, mas do pouco que foste mostrando ganhaste a minha admiracao. Nao só pela partilha de sentimentos, experiencias, em que somos constantemente calcados, atirados á depressao como se nao bastasse sermos daquelas pessoas que andam sempre a matutar no mesmo.
Pensamos muito...e isso faz nos mal. Mas pronto somos assim e o que nos sobra?
Aquelas poucas pessoas que estao lá para ouvir as nossas depressoes. Pessoas que te apoiam a ti e outras que me apoiam a mim. Podem ser poucas, podem nao estar sempre lá, podem ter os problemas deles. Mas fazem bem o trabalho delas.

Em relacao ás relacoes...(redondancia tao redondante...) as pessoas que realmente nos dao valor e a quem nos damos valor descartam logo á partida o demonstrar do sentimento e pk? porque em cada gesto, cada cumprimento, cada sorriso, cada palavra está lá patente o quanto gostamos delas e o quanto elas gostam de nós. Nao serao 50, 100...nao...é impossivel existir relacoes assim nesta quantidade.

Mas sao unicas e só isso faz com que fiquem com o valor das outras todas.

Estou para aqui a divagar porque fiquei sensibilizada por me teres referido no teu texto. Pronto eu sei que sou de facil sensibilizacao mas ás vezes sabe bem que alguem reconheça em nós coisas boas, como sermos capazes de criar conhecimentos.
A ti um obrigada por, sem me conheceres, já teres aturado tanto de mim nas janelas do messenger, me teres aturado na noite de Da weasel, me teres trazido a casa, partilhares e deixares m partilhar as depressoes...enfim um obrigada pelos comentarios em que me elevas o ego, mesmo na altura em que estava a precisar.

Que aqueles que te tem como amigo te estimem! ;)

bju****

Spike Spiegel disse...

eu gosto de descascar os posts compridos e ser incisivo atingindo logo o q se pretende.

ao contrario de vcs eu digo o q sinto sem medo de me expôr, vcs sao os irmãos q eu nunca tive.

para resumir tudo q disseste(s) tsubasa tenho um conselho para ti q penso ser apropriado, vem do grande bruce lee:

"If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle and it becomes the bottle. You put it in a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water my friend."

reflecte sobre isto. qto a andares em baixo tens q ser como o bambú. dobras mas n partes.