6.15.2009

algo de útil :P

A gota está de novo a ficar a um preço estupidamente alto, portanto, apreciem este artigo do autoportal
Nota: pensei que a cena do ponto morto era benéfica... afinal não.

"Para que a factura a pagar não seja tão ou mais elevada, podemos adoptar uma condução mais eficiente, como a que alguns automóveis hoje em dia incentivam, através de um indicador no painel de instrumentos que aconselha uma relação acima ou abaixo de forma a optimizar o funcionamento do motor e consequentemente os consumos e emissões poluentes. Para uma condução mais eficiente, tente não ultrapassar o regime (conta-rotações) das 2500/3000 rotações nos motores diesel e as 3000 rpm nos motores a gasolina. A partir destes regimes, o consumo do automóvel será muito maior. Evite esgotar as mudanças e utilize, sempre que possível, a mudança (relação de caixa) mais elevada, circulando por exemplo a 50 km/h em quinta velocidade.

Ao contrário do que muitas pessoas ainda fazem, nas descidas mais acentuadas evite colocar a caixa de velocidades em ponto morto ou posição neutra. Para além de ser um risco para a segurança, o motor vai consumir mais ao ralenti que em funcionamento, porque numa descida o motor corta a injecção ou fornecimento de combustível. O motor trava o automóvel, sem consumir qualquer combustível.

Mantenha a velocidade constante. Evite as travagens e acelerações bruscas. Em estrada assuma uma condução defensiva. Quando vir que o transito vai abrandar por alguma razão, como a de um automóvel que vai mudar de faixa, antecipe-se, levantando o pé do acelerador com antecedência, fazendo com que o motor reduza ao mínimo o consumo de combustível para mover o automóvel.

Deixe que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento. Em dias frios, não force o motor com andamentos mais fortes, nos primeiros minutos.

Respeite os períodos de manutenção aconselhados pelo fabricante. Verifique regularmente o óleo do motor e cumpra com os períodos de manutenção aconselhados pelo fabricante. tenha os órgãos vitais do seu automóvel bem regulados, especialmente a direcção. Mais uma vez, uma direcção desacertada ou pneus mal equilibrados aumentam a resistência ao rolamento e, necessariamente, o consumo.

Se o automóvel estiver equipado com «cruise control» ou regulador de velocidade, utilize-o sempre que possível. Estes equipamentos adaptam o funcionamento do motor às circunstâncias da circulação, subidas ou descidas mais acentuadas.

Tente desligar o motor em paragens mais demoradas. As últimas novidades no mundo automóvel passam por sistemas que desligam automaticamente o motor sempre que o automóvel se imobiliza, seja em semáforos como nas filas de trânsito. Logo que se carrega na embraiagem, estes sistemas accionam o motor, poupando combustível e reduzindo as emissões para a atmosfera.

Retire carga inútil do interior do automóvel. Muitas vezes deparamo-nos com carga desnecessária ou inútil no interior do automóvel que por pouco que seja, aumenta sempre o peso do veículo, prejudicando os consumos.

Verifique com regularidade a pressão dos pneus. Este é um factor fundamental para a eficiência de um automóvel. Uma pressão correcta permite uma economia de combustível na ordem dos 2 a 3%, além de prolongar a vida do pneu e melhorar as performances. A pressão dos pneus é um dado fornecido pelo construtor. Os seus valores são médios e procuram um compromisso entre o tipo de condução e a carga que se transporta. A sua verificação faz-se sempre com os pneus frios. Sempre que achar a sua condução normal, as pressões recomendadas devem ser mantidas. No caso de gostar de ¿ acelerar¿ ou de viajar com o carro muito carregado, pode alterar a pressão indicada, embora com cautela. Assim, é usual aumentar-se um pouco a pressão nos pneus da frente de um carro de tracção à frente quando se anda depressa, evitando dessa forma que o pneu saia da jante. Neste caso o carro tenderá a fugir menos de frente ficando com a traseira mais solta. Em carga o eixo que normalmente sofre mais é o de trás, sendo nesse caso aconselhável subir um pouco a pressão atrás.

Deixe o ar condicionado para as situações mais extremas. Embora os sistemas de ar condicionado têm vindo a evoluir, exigindo cada vez menos do motor e tornando-se mais eficientes, são ainda assim, responsáveis pelo aumento do consumo em 1,5 litros a cada 100 quilómetros, quando ligados.

Por último, a maioria das petrolíferas ou postos de combustível têm actualmente a decorrer campanhas de descontos, que permite aliviar as despesas com o combustível. Tente aproveitar estas campanhas. É que um desconto de 3 ou 5 cêntimos por litro num depósito têm naturais reflexos no final do mês. Se fizermos as contas ao ano, as vantagens são ainda mais notórias."

7 comentários:

No plans disse...

É isso tudo. Pelos sistemas que tenho no Mini e pelo que li no livro de instruções do carro, confirma-se. Aliás, ele indica mudar de velocidade pouco antes das 2000 rotações e nunca desengatar o carro, apenas tirar o pé do acelerador. E quando aceleramos acima das 2000 rotações, ele realmente consume muito mais.

Boas dicas!

Spike Spiegel disse...

só à uma coisa q eu faço mal (das mais graves que vi) tenho a mania de desengatar o carro. vou ter q parar com isso!

mto bom! boas dicas! podias fazer um video a ler isto!

No plans disse...

A cena do vídeo é boa ideia... Temos que apostar mais nesse formato!

Quanto ao desengatar...já te vi a desengatar na auto-estrada (ai que frase mais panisgas!)

Tsubasa Ozora disse...

grd ideia a do video!! ainda por cima a Clubman do No plans tem a cena da media de consumo no momento. temos mesmo de combinar isso. e fazemos em varios idiomas: pt, ingles, arabe. eheh
q vos parece?!!?

Spike Spiegel disse...

faziamos um programa sobre carros. em vez do 5ª a fundo era o marcha-atrás! lol

agora a sério tou a pensar fazer as minhas dicas do dia em video

Tsubasa Ozora disse...

orça com isso bro. podemos gravar ja o episodio com as participaçoes especiais do No plans, do Tsubasa Ozora, do Suzurioshi e da Clubman :D

No plans disse...

Do clubman...Mini Cooper Clubman...É um gajo!!!