1.07.2009

Povo de Merda: 1ª edição de 2009

Esta rubrica há muito adormecida, é agora ressuscitada por aquilo que me parece simplesmente, uma das coisas mais absurdas que se pode passar em tempos de crise económica.

Ponto prévio: por vezes ouvimos dizer que os sindicatos defendem os trabalhadores "no matter what". Este é um desses casos. Eh pá, os meus pais devem ter-me educado muito mal, pois quando achavam que eu estava mal, ficavam contra mim para me chamar à razão. Os sindicatos não: passam a mão pela cabeça destes "pobres" trabalhadores que neste momento, digo eu, deveriam era levar as mãozinhas ao céu por terem emprego. Eu só não o faço porque não acredito em Deus. eheh. mas agradeço à sorte que tenho, pois no fim do ano passado já vi malta ao meu lado a ser despedida...
Queria alongar-me mais mas não vale a pena. Leiam o artigo clicando no título do post.

Nota: creio que os trabalhadores da OGMA não estão sujeitos a radiações ou cenas desse género para terem tantas benesses.

13 comentários:

Spike Spiegel disse...

n sei se concordo mto...só pq estamos em crise (desde 1143 como já ouvi alguém dizer) isso n pode dar carta branca ao patronato para fazer o q quiser e dp vir dizer "dá-te por contente por ter trabalho, malandro" e "ai ganhas menos? e se n ganhares nada? tb gostas?".n pode ser assim, é abusivo. até pq esta crise n é culpa dos trabalhadores.

é culpa dos patrões.

quanto à ogma, 11 dias serão demais? talvez. mas na última frase fala-se de uma cláusula que impede alterações sem consenso...por isso legalmente n sei...

Spike Spiegel disse...

ah finalmente um post polémico e q leva à discussão, parabéns n.10!!

já agora podiamos tentar bater outro recorde, q era o post com mais comments. sr admin. veja lá qual o post com mais comments antes deste para tentarmos ultrapassar.

Tsubasa Ozora disse...

neste caso nao concordo com o 1º comentario. o que se passa é que todas as empresas ligadas ao estado, ou entao funcionarios publicos, sempre tiveram altos beneficios sem que existe uma logica decente para isso.
a ADSE é o exemplo mais gritante e um dos q senti na pele: ha uns anos qdo qis fazer uma ressonancia magnetica tive de arrotar 255€ enqto um funcionario publico pagaria 25€. e contrapôr isto?

a crise está a ser desculpa para o patronato lixar os trabalhadores mas convenhamos q esta cena das OGMA é 1 fantuchada

Spike Spiegel disse...

a ADSE é como um seguro de saúde para os func.públicos. nos sítios onde trabalhei tive sp seguro de saúde e descontos nesse tipo de cenas. lembram-se qd troquei as lentes dos meu oculos? devolveram-me 80% (acho eu ou 70 já n me lembro bem) do q gastei...

tlvz a cena da ogma seja estupida, mas assinaram uma clausula qq, por isso...

mas tb tens q admitir q os chamados trabalhadores de colarinho azul são na sua maioria fodidos e re-fodidos pelos empregadores, olha as têxteis e o calçado.

Tsubasa Ozora disse...

admitiria que a ADSE funcionasse como um seguro de saude do funcionalismo publico desde que para tal descontassem mais que os outros trabalhadores! o que não acontece. atençao que no caso da ADSE, estamos apenas a falar do estado. no caso de ires trabalhar para 1 empresa que te ofereça 1 seguro de saude, fixe!

voltando à OGMA, se eles precisarem de maior produtividade, nao me choca minimament tirar-lhes essa regalia.

claro q trabalho de fabrica é mto mal pago, infelizment.. mas na OGMA, visto ter sido uma cena totalment detida pelo estado (acho q agora tem mto capital privado) as condiçoes nao devem ser más.

Spike Spiegel disse...

n sei n me vou pronunciar mais sobre a ogma pq n conheço... n quero dizer mais asneiras.

é por isso q ser func publico continua a ser uma excelente profissao eheheh e continua ser seguro na maioria dos casos.

qto a seguros e outras regalias no privado isso TEM q ser OBRIGATÓRIO!n podemos queixar-nos do funcionalismo público, fixe pra eles! temos é q ser tratados mais condignamente no privado! nem q seja apenas um seguro de saúde, já nem falo em mais nenhum tipo de regalias, pq este seguro devia ser o mínimo aceitável.

nesse cenário "utópico" um func público ia à RM e pagava 25€. fixe. e tu, ou eu, iamos à RM e pagávamos 30 ou 40 ou até 50, mas era aceitável. pq? pq as nossas empresas nos tratariam com um mínimo de dignidade e ofereciam-nos um segurozito q cobria essas "cenas".

Tsubasa Ozora disse...

isso já discussao sobre o Sistema Nacional de Saude, q se fosse porreiro, nao haveria necessidade de recorrer a privados...

No plans disse...

Bem!
Todos os dias visito o blog e hoje que não que visitei o blog durante as minhas horas de trabalho, explode um post polémico e eu fico ao lado disso.

Vamos por partes?
-Vamos.

O que é certo, é que andámos todos a perder regalias. Eu, como funcionário público, também já perdi regalias e todos os anos, o sistema de avaliação é alterado para complicar a progressão de carreira na função pública. Caso não saibam, mas só daqui a 10 anos e se o meu chefe for porreiro, é que subo na carreira. Sim, 10 anos, porque cada ano de trabalho que seja avaliado como bom, levo 1 ponto, e os excelentes estão limitados por cotas.
Pensando que o nivel de vida aumenta a cada ano que passa, 10 anos é muito tempo.

E os professores ainda têm a lata de se queixarem...

A regalia que os trabalhadores da OGMA têm é o que é. Uma regalia que dá despesa de um milhão de euros!!!
11 dias sem perderem remuneração ainda são melhores que as férias. Como se sabe, o povo português gama o que pode, e é obvio que estes gajos vão gamar estes 11 dias além das férias...

Quanto à ADSE, e aí isso afecta-me, eu desconto 1,5% todos os meses para a ADSE. Como deves saber, a unica despesa que dou à ADSE é quando compro óculos de "ver". E isso está limitado a um valor máximo bem como 1 par por 2 anos, ou algo parecido. Se fizeres as contas, se eu der despesa de 90 euros por uns óculos, a ADSE ganha muito mais nos dois anos que eu estou a descontar do que quando eu compro uns.
E se eu ganho pouco mais de 1200 euros, imagina os 1,5% dos quadros superiores da função pública.
A ADSE é uma regalia, mas eu também contribuo todos os meses para essa regalia. Graças a Deus que sou saudável!

Voltando à OGMA e aos seus trabalhadores, mais vale perderem uns hipotéticos 11 dias com remuneração do que perderem o emprego. Crise é crise e perder o emprego nesta altura é o pior que há. Que façam um acordo com a administração, que cortem agora aquela regalia mas dêem contrapartidas.

No plans disse...

Não expliquei bem o novo sistema de avaliação, só quando eu tiver 10 pontos é que subo de carreira.

3 pontos é quando tiveres um excelente e isso tem quotas englobando os funcionários todos.

2 pontos se fores avaliado como muito bom e o resto é um pontito...

Se tiveres muita sorte, ao fim de 5 anos, sobes...com muita sorte.

No plans disse...

Quanto às estatisticas referentes ao número de comentários, isto parece um record olimpico daqueles que ninguém bate.

A 17 de Abril de 2006, Tsubasa Ozora (o polémico número 10 japonês) postava um post sobre religião.

Nessa altura, éramos quatro e chegamos aos 23 comentários...

Tsubasa Ozora disse...

nao vou comentar mais pra manter o record no meu post. lol

voltando à ADSE, honestament nao sabia q contribuiam com uma percentagem pra la. pronto, dou a mao à palmatoria, se bem q mesmo assim nao fico totalment convencido da justiça da cena pois tenho 1 exemplo proximo em que foi a ADSE que pagou uma bela de uma banda gastrica a uma pessoa q pura e simplsment meteu na cabeça q a sua obesidade era morbida e toca a ir para um hospital particular tratar de pôr 1 cinto no estomago e vcs (func pubs) pagaram...
bem, ja sabemos q nest país nada funciona decentment.

No plans disse...

Lá está, parte sempre dos princípios de cada um. As regalias existem, se forem utilizadas para benefícios próprios desnecessários, não tarda nada essas regalias acabam.

Se calhar na OGMA utilizam os 11 dias erradamente...

Realmente 23 comentários é muita fruta...

Spike Spiegel disse...

tenho uma ideia, cada um copia e cola cada comentário q fez e repetimos a discussão do início. assim ficamos com 25! ok pronto tentamos num post futuro.