Pensavam que o acordo ortográfico tinha só regras estúpidas e que desvirtuavam o nosso maior património, a nossa língua? Pensem melhor, afinal há umas quantas regras que vieram melhorar a língua e corrigir "brasileirismos". Senão vejam:
- O K,W,Y fazem agora parte do alfabeto. Temos 26 letras. Calma cépticos, as novas - letras são para serem usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron (?), byroniano(??).
- Sabem o que é um ¨? Pois sabem. E também devem saber que os nossos irmãos do outro lado do Atlântico usavam o ¨ em montes de palavras. Isso acabou!! Retiram o ¨!! Yupi. Nada de freqüências, agüentar, e coisas do género.
- Se se lembram desta lembram-se ainda melhor daquela mania, sim mania porque nós não fazemos isso, se acentuar ditongos: assembléia, platéia, idéia, colméia, etc. Também acabou!!! Apenas continuará em palavras do género: herói, constrói, dói, anéis, papéis, chapéu, véu, céu, ilhéu, e afins.
- No entanto palavras tipo :vôo, vêem, lêem, enjôo, etc, vão perder o ^. Tá mal.
- E outras como pára, pêlo, etc também vão perder os seus belos acentos que nos permitem DIFERENCIÁ_LAS DAS OUTRAS QUANDO ESCREVEMOS. Mas pronto eles são panisgas...
- O - só permanecerá em prefixos terminados em R, ou quando o prefixo termina na mesma letra com que a palavra seguinte comece: hiper-rabeta, por exemplo leva -. já anti-social escreve-se agora antissocial. Não concordo nem discordo, toda a gente vai continuar a errar, esta cena dos prefixos leva mta gente ao engano e portanto a diferença vai continuar a ser...nenhuma.
- As palavras compostas também perdem o -: manda-chuva, pára-quedas, pára-quedista, pára-lama, pára-brisa, pára-choque, pára-vento, são escritas "todas pegadas". Lá está, não vejo grande contrariedade...existem uma lista de excepções (vejam que a confusão vai continuar no uso do -, por isso "não é por aí")
Tirando a anulação dos p,c e h mudos acho que temos aqui algumas "vitórias". Digam de vossa justiça...
-
1.12.2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
para mim, este acordo continua a ser estupido. e mal feito fora se tudo fosse feito para se adequar ao brasileiro (sim, porque os tipos nao falam portugues).
a cena do antissocial é 1 palhaçada. para que excepções?? hifens para tu seria o ideal
deviam uniformizar esta questão. Ou hífenes para tudo ou para nada. O meio termo, que é o que existe mesmo actualmente, é o que gera a "cão-fusão".
Tentando lançar a discórdia...
Este acordo ortográfico é a evolução natural da nossa língua. Quando se começou a usar o f para o ph não é a mesma coisa que tirar o c a convicção?
não porque esse 'c' lê-se. ora lê a palavra morcão. convi-c-ção, lê-se o 'c'. se dissesses tractor, ou fractura, aí ok.
evolução natural da língua, ok. uniformização, porque n, tudo bem. mas este acordo tinha q ser diferente...parece despótico, mas nós inventamos a língua, os "direitos" de autor são nossos. em todo o mundo se escreve português à portuguesa, no brasil n. uniformização era, escrever como nós. mai nada.
ai olha pra mim sou diferente. o q é q eu faço? escrevo como me apetece. assim tb eu. olha olha fopersinvfeonvg sfnvodn.vês? vai mas é trabalhar oh.
http://prowebpt.com/2008/05/02/tudo-sobre-o-novo-acordo-ortografico/
Se o novo acordo for de encontro ao que está neste site, não acho muito má a evolução... convicção deverá manter-se, Egipto é que não, ahahah
Casaste-te num país que já não existe...ehehe
Enviar um comentário