4.28.2006

Morte

A Morte sempre foi um assunto que me fascinou e que ultimamente tenho discutido bastante. É a unica certeza que temos na vida, que um dia, ninguém sabe qual, iremos morrer. Mas o que é que acontece além da morte?

Sinceramente não sei o que pensar. A igreja católica ensinou-me que nos morremos e um dia, o suposto dia do juízo final, virá cristo ressucistar-nos a todos...

Céu e Inferno
Céu e inferno não acredito que eles existam. Acredito que o Céu e o Inferno passam-se a nível da consciência de cada um, se fazes o mal, tens a consciência pesada, a mente bloqueada e penso que deves sentir-te mal com o que fizeste. Se pelo contrário, fazes o bem às pessoas, então és feliz e ficas mais feliz ao ver a pessoa que fizeste feliz. Como se diz no Natal, é melhor dar do que receber.

Reencarnação.
Será que a reencarnação existe, será que iremos reencarnar numa outra vida, num outro país, será que seremos do sexo feminino? E se existe, então porque é que quando as pessoas estão em coma, vêem uma luz ao fim do túnel e porque é que não vêem uma outra cidade ou outras pessoas? Será que temos que ir ao céu, ou ao estado intermédio fazer o logout e fazer um novo registo? E as nossas memórias? Porque é que não nos lembramos daquela vez que reencarnamos como egipcíos ou como indios na América do Sul?
Infelizmente, não acredito na reencarnação. Como já disse, deve ser um mecanismo qualquer do nosso cerébro para controlarmos a fobia de podermos perder tudo.

O que nos rodeia.
Não sou propriamente agarrado às coisas terrenas. É claro que gosto delas, gosto do meu computador, do meu relógio, das minhas t-shirts, de jogar à bola ou de comer doces e de beber ice tea. E gosto ainda mais das pessoas que me rodeiam. Da minha família, dos amigos que tenho, dos colegas de trabalho e claro, da minha namorada. Mas será uma algo terrível perdê-los, um dia. Disseram-me há uns dias, que na reencarnação, as pessoas que nos gostamos e que gostam de nós, irão estar presentes na nossa proxima reencarnação, assumindo desta vez, outros papéis. A minha mãe, por exemplo, será a minha namorada ou a minha filha na próxima reencarnação. É bom pensar assim, mas não será esta maneira de pensar, uma espécie de protecção que a nossa mente terá, para evitar a tragédia que é, perdermos as pessoas que gostamos para sempre?

Alma.
Disseram-me também que a alma precisa de reencarnar para se aperfeiçoar. Para fazer uma determinada coisa bem, que na reencarnação anterior, fiz de mal. Acredito que quando morremos, a nossa alma resiste. Para onde ela irá, não sei. Nesse local que não sei, acredito que iremos encontrar as outras almas que passaram pela nossa vida. E mediante as acções que fizemos na vida terrena, iremos ter paz de espirito ou então não.

Clichés
A morte vem ter a quem a procura, por isso não me vou alongar mais, não quero morrer hoje, amanha ou depois. Quero morrer velho, se possível durante o sono, ou então a ter relações sexuais com uma rapariga de 25 anos, que andasse comigo pelo meu dinheiro...

3 comentários:

Spike Spiegel disse...

Vou comentar por tema, aconselho a q todos façam o mm:

Céu e Inferno
Talvez existam sítios assim, n sei, mas de certeza q n sao como os imaginamos. Talvez o Inferno seja como a zona vermelha de Amesterdão...e tb n se deve sofrer lá para a Eternidade, quer dizer é estúpido, passadas umas horas já n sentias nada além de ser aborrecido e o Diabo ter mais q fazer e tal.

O Bibi tb dizia q era melhor dar q receber. e ele dava...e dava...e dava...

Reencarnação
Então se todos ressuscitássemos como é q a população mundial tinha chegado a onde chegou? De qq maneira acho um conceito mto bonito principalmente se continuarmos unidos às pessoas de quem gostamos.

O que nos rodeia
Resumindo, se eu pudesse trocar os meus bens pelo resto da minha vida com a Iman trocava. Chame-me maluco quem quiser passa-me completamente ao lado.

Alma
Tenho várias teorias:
1. Só existe se fores salgueirista (tb há a mística)
2. Só as há penadas
3. Gentil minha q te partiste, portanto só eu é q tenho, os outros n
4. Só se sente qd se tem dores, a chamada dor d'alma
5. Só tens se fores de Almada
6. etc...

Agora a sério, a nossa alma resiste no coração de quem gosta de nós, dp de morrermos. Se ninguém se lembrar de ti n sei se a alma resiste. é tipo árvore q cai no meio da floresta, ninguem ouviu ou viu, será q cai mesmo? será q sequer existiu?


Clichés
Realmente dizer q a morte vem ter a quem a procura é um cliché dakele grandalhões :P n vou gozar mais com ceguinhos e pernetas, tenho medo de ficar como eles, ui.

Tenho q fazer umm post profundo, qd 'posto' aki só posto palhaçadas :PPP

Tsubasa Ozora disse...

estou a ter 1 deja vu.. se calhar ja debati isto com alguem numa vida anterior.. esperem, tou a mentir :P

Céu e Inferno:
apesar de ja ter sido mais cristao do q sou agora, estes dois conceitos sao 2 cenas nas quais nunca acreditei por aí alem.. alias, tlvz a cena mais logica de analisar a cena é dizer q sao conceitos inventados para nos "pressionarem", pois, bem vistas as cenas, sao mais metaforas de estado de espirito na terra do q outra coisa qq.
em relaçao ao dar e receber, tb me sinto mto bem em dar e ate curto mais mas, volto ao mesmo de outros posts e conversas anteriors, acaba por ser 1 pco legitimo esperar q, se nao fores retribuido, pelo menos nao te façam (mas isso ja sao cenas diferents do assunto em causa)

Reencarnação:
apesar da cena do Fédon, é coisa em q tendo a acreditar mto pco. pra mim a cena important é mesmo fazer da nossa vida algo digno de registo enqto ca estamos.. indpendentment do q se passa com a alma dpois da morte, acho q marcar um impacto positivo na actual vida já é algo de assinalavel.
ja dizia Baden-Powell: "Procura deixar o mundo sempre um pouco melhor do que o encontraste." Muito sinceramente, é 1 dos meus lemas

a cena da qtidad de almas tem a sua logica de facto mas, se considerarmos válida a teoria do Dani, pode mto bem haver um "local" onde existam totil almas prontas a tomarem forma fisica.. as almas tlvz permaneçam nesse sitio totil tempo à espera de vz.. xiii, isto fica pra conversa in loco snao daria pano pra mangas

O que nos rodeia:
começo por responder ao comment do Spike: man, amor e uma cabana, nem nos films acontece ^_^

qto ao post, de facto é perfeitamente normal q sejamos apegados a bem materias senao estariamos lixados, ou melhor, ainda seriamos todos indios, ou cena parecida, e as gajas andariam todas de mamas à mostra e sendo assim isso seria tao banal q era capaz de chatear 1 pco :P
mas ao falars "no q nos rodeia", sinto-me mto bem se estiver rodeado por pessoas do q por bens. exemplo: ants de se estar a passar o q se está a passar cmg, acreditem q eu estava numa de, se um dia me juntasse com a Maria, de deixar mtas cenas q tenho aqi em casa e levar um estilo de vida diferent.. gosto mto destas cenas hi-tech e a roupa sport-style mas, como para mim o q conta mais sao as pessoas, mudaria de tipo de vida num instant. claro q nao iria passar a viver unica e exclusivament para ela mas q estas cenas sao fixes e nao me fazem faltam, disso tenho a perfeita consciencia

Alma:
todos temos, so nao sabemos se a sua duraçao é eterna ou se dura uma vida terrestre.
ah, mas tenho outra lema em relaçao a "alma", "actos" e "tempo": "What we do in life, echoes in eternity!" - Gladiator. eheh

Cliches
man, provavelment vamos viver menos pq qeimamos mto os neuronios a pensar nestas merdas. lol
se os cliches "funcionassem", provavelment mtas merdas nao se passariam.. sao apenas frases ou actos standard.. nada mais. qer se fale neles ou nao..

João Ribeiro disse...

By the numbers

Céu e inferno. Conceitos metafóricos. A igreja optou por torná-los reais de modo a ter um controlo maior sobre os seus párocos. Existe cá na terra nesta vida e somos nós que o fazemos, ao fim de cada dia, em que analisamos o que fizemos a quem e como.

Reencarnação. Indo contra os principios da Igreja que diz que só irá acontecer no Aramagedão eu acredito, daí podermos fazer regressões, reconhecermos lugares onde nunca entramos, pessoas que nunca antes vimos e nem tudo é explicavel por reacções quimicas ou impulsos eléctricos do cérebro. Acredito que até ascendermos tenhamos de nos aperfeiçoar embora possamos não ter memórias do que fizemos numa vida passada o nosso caminho nesta é mais ou menos guiado. Agora isto levanta a objecção de se tal é assim deverá ser impossivel manter as mesmas almas próximas sempre umas das outras.... mas eu não tenho respostas, apenas fé.

O que nos rodeia
Embora me sinta mal por vos tar sempre a cravar boleias, um dos meus prazeres favoritos é tarmos os quatro, seja a ver babes, a jogar PS2 ou simplesmente a... (bem é quase só isto que fazemos lol)

Além do mais adoro as pessoas que me rodeiam da familia, nomeadamente a minha mãe, o meu irmão e a minha cunhada que são os mais próximos e os restantes também os curto.

Quanto a abdicar de high tech ou sportswear não é preciso para viver a dois... mas isso é mesmo conta de outro rosário.

Alma

Uma das discussões mais intermináveis da raça humana e quiçá de todas as outras que existam. Eu acredito que todos temos uma, os Japoneses até acreditam que TUDO tem uma. É a base da nossa existência, aquilo que nos torna únicos em todo o Universo. Um floco de neve cujo padrão não se pode copiar e que é efémero na sua existência assim como a nossa existência carnal é uma viagem pelo céu da vida até chegarmos a um local de repouso com a nossa missão cumprida.


Clichés: Rosas Vermelhas, Cinema e banco de trás, Bacalhau no Natal... tantos :p


PS Baden Powell é aquele tipo dos States que teve altos interesses na Guerra do Golfo não é?

PPS Eu sei que era o tipo dos escuteiros!!!