5.21.2009

F1: prepare for R.I.P.

Sei que daqui, o maior fã de F1 sou eu, e que ao Spike isto não deve interessar grande coisa, mas de qualquer forma aqui vai:

Segundo esta notícia, a Renaul irá abandonar a F1 no final do ano, e tendo em conta o filme à volta das regras para 2010 e a constante ameaça da Ferrari em abandonar a modalidade, creio que já paira no ar o cheiro da D. Morte e começa a ver-se a foice em cima da F1.
Para isto não ficar tão grande como uma conversa de café, vou centrar-me no ponto que mais polémica tem dado no conflito FIA vs FOTA (ou Ferrari, como quiserem): o tecto orçamental das equipas. Sinceramente, ainda não percebi a obcessão por isto. Porque raio se deve dizer a uma equipa (e enquanto lêem o resto, pensei nas equipas de futebol pequenas vs grandes) que têm de reduzir os gastos para participarem num campeonato com a F1? É suposto ser o campeonato de topo!! E tudo isto com a desculpa da crise! Por que raio deverá ser a FIA a dizer às equipas para gastarem 44 m€ em vez de 200 m€ só por o mundo está em crise? Fico com a sensação que os mentores destas belas ideias, devem pensar que o dinheiro que as equipas gastam, esfumam-se, são queimados ou então servem de rolos de papel higiénico para as gajas com que o Kimi Raikonnen dorme". E mais, porque raio deve ser um entidade qualquer a dizer às equipas - que arranjam dinheiro através de patrocínios ou accionistas - para gastarem pouqinho? Fogo, então é a mesma cena que chegar a um sheik árabe qualquer e dizer-lhe para comprar uma mansão com 50 assoalhadas e comprar apenas uma de 25! Os accionistas e sponsors das equipas é que devem demonstrar (des)acordo perante a estratégia. A Ferrari está ligada ao grupo FIAT, e deve ser o grupo a decidir se deve gastar x ou y...
Enfim, isto já vai longo...
Só uma conclusão geral: esta cena da crise está a atingir proporções ridiculas! Está a passar-se a ideia que não gastar dinheiro em nada que não seja essencial é o ideal. Será que estas mentes iluminadas se lembram que é o facto de as pessoas gastarem guito, é o que faz mexer a economia? Guardar o dinheiro não faz mexer a economia.

Nota: este post deve ter algumas falhas de coerência, mas como isto ia ficar muito grande, abreviei.


toque de humor para finalizar :D

2 comentários:

Spike Spiegel disse...

os argumentos da fia são idiotas. é como dizeres ao teu filho para comer as ervilhas todas só pq os meninos em áfrica n têm comida.

qto aos "grandes" da competição por um lado têm razão em fazer pressão e ameaçar por outro lado n será uma posição arrogante? tipo posso,quero e mando? n sei...

No plans disse...

Antes demais, tenho que te dar os parabéns pelo teu texto! A sério, não tou a brincar!

E é obvio, que subscrevo tudo o que tu escreveste e apenas quero adicionar um pormenor. Estes investimentos são avanços técnologicos para o mundo automóvel. Controlo de tracção, aerodinâmica, gestão electrónica do motor e até as mudanças no volante são resultados desse mesmo investimento.

É uma pena...