O livro que agora habita o meu quarto é "O cemitério de raparigas" de Miguel Esteves Cardoso, onde fala das suas relações com várias namoradas e a sua mulher.
Durante a leitura do livro ontem, apontei umas coisas que achei interessante e algumas das quais me identifiquei.
Aqui ficam:
"Viveria sem álcool, mas só com muitos amigos e muitos livros e muito amor.
Viveria sem amigos, mas só com muito álcool. Viveria sem amor, mas só com muitas namoradas. Viveria sem namoradas, mas só se me deixassem todas em paz."
"...não acredito que, conhecendo bem uma mulher, se aprenda seja o que for sobre as mulheres em geral. É um preconceito fascista, inventado por aqueles que têm de contentarem-se com um número reduzido de raparigas mas teimam em participar em conversas masculinas. Para eles, as mulheres são parecidas(...)Não são as supostas semelhanças que interessam. São as diferenças. Para iguais e intermutáveis, já bastam os homens. Uma nova rapariga é sempre uma surpresa, o princípio de uma pequena vida. Tem tantas características originais que não podemos esquecê-la, por muitos anos que tenham passado desde a última vez que a vimos."..."As raparigas não substituem as anteriores. Acrescentam-se."
"...a combinação ideal é um homem apaixonado e uma mulher nem por isso. Os homens gostam mais de amar e uma mulher nem por isso. Os homens gostam mais de amar, as mulheres de ser amadas. Os homens têm medo de ser amados. Apetece-lhes fugir. As mulheres não gostam de se ver apaixonadas. Perdem o respeito por si próprias."
"...as mulheres ficam bem, é quando se riem. Perdem tudo quando se põem a chorar."
1.10.2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
grds passagens man! gosto mto da cena "nao substituem as anteriores, acrescentam"
so nao sei se concordo com a cena do "as mulhers nao gostam de se ver apaixonadas"..
e de facto estragam tudo qdo choram..
dos melhors posts do junta. mui bien!
...a combinação ideal é um homem apaixonado e uma mulher nem por isso. Os homens gostam mais de amar e uma mulher nem por isso. Os homens gostam mais de amar, as mulheres de ser amadas. Os homens têm medo de ser amados. Apetece-lhes fugir. As mulheres não gostam de se ver apaixonadas. Perdem o respeito por si próprias
n concordo com isto, alias acho q é o contrario, as mulheres adoram entregar-se qd acham q encontraram o homem certo e se ser amado TODA a gente gosta. qto mais melhor até.
claro q o MEC tem uma experiencia e eu tenho outra. ele n gosta das generalizações mas acabou de fazer uma...
Em relação à parte em que ele escreve "Os homens gostam mais de amar, as mulheres de ser amadas. Os homens têm medo de ser amados. Apetece-lhes fugir. As mulheres não gostam de se ver apaixonadas. Perdem o respeito por si próprias.", na minha opinião, é mais na perspectiva que as mulheres quando estão apaixonadas, perdem o respeito por elas próprias no sentido de fazerem figuras tristes, como chorar quando não conseguem conquistar alguém, ou fazer cenas idiotas na tentativa de conquistar alguém.
Em relação aos homens têm medo de ser amados, encaro isso como um possível sufoco, ou então, como dá-mos o amor como garantido, a pessoa amada acaba por sofrer.
Eu concordo com grande parte do que coloquei aqui, mas tb concordo ctg, é bom sentir-mo-nos amados.
Enviar um comentário