Ora se bem se lembram, foi colocado uma sondagem no nosso blog referente à Baixa da Banheira, sondagem essa que colocava a questão se passavam férias na Baixa da Banheira:
Como somos três utilizadores activos deste blog, surgiram cinco respostas:
Não, não sei onde fica - foi a resposta mais dada, num total de 3
Não, prefiro o duche - foi a segunda resposta mais dada, num total de 2.
Assim, para esclarecer os nossos leitores e votantes, eis o esclarecimento:
Sítio da Banheira, Lugar da Banheira, Terras Baixas da Banheira do Tejo são apenas algumas das designações que ao longo dos tempos é possível, através de registos diversos das épocas, referenciar a localização da actual Baixa da Banheira.
Na verdade, e reportando-se a primeira referência conhecida ao século XIV, o nome da nossa Freguesia não foi encontrado ou inventado a partir do nada ou por qualquer recente decisão.
Assim para nós, Baixa da Banheira é um nome com origens muito antigas e a nossa terra será conhecida através dele e cabe a todos nós banheirenses prestigiá-lo e fazer com que cada vez mais pessoas, quando se referem à Baixa da Banheira o liguem a uma terra agradável onde se vive bem e a sua melhor riqueza são as pessoas.
Em termos de história recente a Baixa da Banheira começou praticamente nos anos 30/40 com a chegada de muitas famílias oriundas do Algarve, Trás-os-Montes, Alentejo(entre outras), que procuraram trabalho nas grandes fábricas da região como por exemplo a CP, a CUF, a Siderurgia, a Indústria Naval e as cortiças. Embora hoje a sua população já comece a ter outras origens, designadamente de zonas de serviços da área de Lisboa, a base da nossa população é de gente trabalhadora, com grande espírito de fraternidade e solidariedade que se orienta frequentemente até aos nossos dias por uma postura democrática e progressista.
A Baixa da Banheira do futuro será necessariamente esta junção de várias origens caldeadas no espírito de participação que se mantém e dará a todos uma vida melhor.
A freguesia da Baixa da Banheira foi criada em 1967 pelo Decreto-Lei n.º 47.513, de 26 de Janeiro.
Ah e tal, a história é gira, mas aonde é que fica a baixa da banheira?!
Concelho: Moita
Distrito: Setúbal
A Baixa da Banheira situa-se entre as vilas de Alhos Vedros e Lavradio que lhes ficam a nascente e poente respectivamente.
A norte é banhada pelo estuário do Tejo, numa enorme reentrância que se estende do Bico da Passadeira (Barra-a-Barra) até à vila da Moita e a sul a extrema do concelho com o do Barreiro.
(gostei do Bico da Passadeira)
9.15.2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
informação preciosa! se calhar agora que sabemos a localização exacta de tão vetusta localidade se calhar conseguimos...evitá-la melhor!!!
ontem saltei este post.
informaçao sempre util. lolll
Enviar um comentário